De olho no futuro da economia digital, ethereum veste novo ‘modelito’ Fusaka hoje. O que muda? O grande dia do ethereum chegou, e a segunda maior criptomoeda do mercado vai passar por uma nova atualização às 18h50. O nome do seu novo “modelito” é Fusaka, uma combinação de Fulu e Osaka, apelidos das duas camadas principais da cripto: a de execução e a de consenso. A camada de execução é onde as transações, a criação de contratos inteligentes e o movimento de tokens ocorrem, enquanto a camada de consenso é o sistema de segurança da rede, que valida e confirma cada transação para que todos concordem com o que aconteceu. Essas camadas foram criadas durante a famosa atualização Merge, em 2022, que modificou completamente a forma como a criptomoeda é gerada e deu um ar mais “eco-friendly” à rede. Essa separação permitiu que a rede ficasse mais “moderninha” sem comprometer a segurança e permitiu uma maior flexibilidade nas transações.

Veja também

* Você permanecerá em nosso site.

A Fusaka visa reforçar essa estrutura e deixar as transações mais rápidas e baratas. Além disso, se firmará ainda mais como uma infraestrutura para o desenvolvimento de uma economia digital. Diferente do bitcoin, o ethereum funciona como um grande ecossistema flexível onde qualquer um pode construir projetos de tokenização, plataformas de empréstimo e emissão de novas moedas. O universo de aplicativos e serviços que utilizam a blockchain do ethereum não para de crescer e já soma US$ 18,41 bilhões em todo o mundo, com o ethereum respondendo por 64,4% desse mercado. O diretor de novos negócios da QR Asset Management, Murilo Cortina, afirma que o ethereum precisa continuar evoluindo sem abrir mão de segurança nem de descentralização, e é exatamente isso que a Fusaka busca entregar.

As alterações previstas impactarão os rollups, nome dado às soluções que permitem processar várias transações em uma única operação, reduzindo a quantidade de transações que precisam ser processadas pela rede. Essa mudança deve melhorar a escalabilidade e a eficiência da rede, além de reduzir os custos de transação. Além disso, a Fusaka também visa melhorar a experiencia do usuário ao permitir que as aplicações sejam construídas de forma mais rápida e fácil. A expectativa é que a Fusaka reforce a posição do ethereum como a principal plataforma de contratos inteligentes e sustente seu papel em uma economia digital descentralizada e segura. Com a Fusaka, o futuro da economia digital parece cada vez mais promissor.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa