O Bitcoin (BTC) teve um leve avanço em sua valorização, chegando aos US$ 91 mil, nos dias anteriores à decisão da Federal Reserve (Fed) sobre a taxa básica de juros dos Estados Unidos. Embora a majority do mercado acredite em uma redução na taxa de juros, a volatilidade no mercado de criptomoedas continua a ser um desafio. Além disso, a discussão sobre se o Bitcoin é como as “tulipas digitais” ressurgiu, comparando a criptomoeda à bolha das tulipas do século XVII, que teve um preço disparado e colapsou rapidamente. A colunista Merryn Somerset Webb da Bloomberg, fez essa comparação, argumentando que o preço do Bitcoin é influenciado por narrativas em constante mudança e que é impossível prever quais delas vão influenciar o preço da criptomoeda.

Dentro do contexto técnico e regulatório, é importante notar que a FedWatch, uma ferramenta que analisa as apostas dos mercados sobre as decisões da Fed, mostra que quase 90% do mercado acredita em uma redução de 0,25 ponto na taxa básica de juros. Isso pode influenciar a decisão de investir em criptomoedas, pois a redução nos juros tende a favorecer as criptomoedas, pois diminui a atratividade dos ativos de renda fixa. Além disso, a comunicação do Fed sobre a taxa de juros pode influenciar o fluxo de investimentos em fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin nas bolsas americanas. No entanto, é importante ressaltar que a volatilidade no mercado de criptomoedas é um dos principais riscos associados a essa moeda digital, pois os preços podem variar significativamente em um curto período de tempo.

A volatilidade no mercado de criptomoedas é influenciada por uma combinação de fatores, incluindo a adoção de instituições financeiras, a demanda por ETFs, as regulamentações e as narrativas em constante mudança. Como observou o analista sênior de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, o Bitcoin tem sobrevivido a muitos golpes pesados ao longo dos anos e ainda assim conseguiu atingir máximas históricas. Isso sugere que o Bitcoin pode ter uma resiliência maior do que as “tulipas digitais”. Além disso, é importante destacar que a discussão sobre se o Bitcoin é uma “tulipa digital” é mais uma questão de opinião do que de fato, e que o preço da criptomoeda é influenciado por uma complexa combinação de fatores.

A implicações desses desenvolvimentos são significativas, pois podem influenciar a decisão de investir em criptomoedas. Além disso, é importante lembrar que a criptomoeda é um ativo de risco, o que significa que os investimentos podem resultar em perdas significativas. É fundamental que os investidores sejam cientes desses riscos e façam suas próprias pesquisas antes de investir em criptomoedas.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa