Nas primeiras horas da tarde desta sexta-feira, o mercado de ações brasileiro inverteu a tendência positiva que o impulsionou ao longo da semana, enquanto o dólar disparou em valor. O índice Ibovespa recuou 4,29%, aos 157.395 pontos, e 78 das 82 ações que compõem este índice registraram queda no dia. Simultaneamente, o valor do dólar sobe 2,29% e fechou em R$ 5,431. Os contratos de juros futuros também sofreram uma forte alteração, com todos os vencimentos entre 2027 e 2033 oscilando acima de 13%.

O motivo dessa inversão, acreditam os analistas do mercado, está relacionado à informação de que o senador Flávio Bolsonaro, membro da família do ex-presidente Jair Bolsonaro, teria sido escolhido pelo próprio presidente para concorrer à Presidência da República no próximo ano. Segundo o portal Metrópoles e a CNN, Flávio Bolsonaro comunicou a escolha a interlocutores, o que gerou reações negativas entre os operadores de mercado, que haviam apostado na candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, um nome visto como mais forte para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais.

A escolha de Flávio Bolsonaro dividiu a direita política, pois a sua candidatura poderia ser vista como uma opção mais fraca em comparação ao governador Tarcísio, cuja agenda liberal e imagem distante do ex-presidente Jair Bolsonaro poderiam ser vistas como mais atraentes. A rejeição de Bolsonaro entre o eleitorado também é tida como um fator preocupante para a candidatura do seu filho, o que pode beneficiar o candidato do PT nas próximas eleições. Nesse contexto, os investidores institucionais temiam a reeleição do presidente Lula, devido à sua política de leniência fiscal.

A consequência dessas especulações é o aumento dos juros futuros, que entraram em disparada no mercado de capitais. O Tesouro Nacional interrompeu negocições de títulos prefixados e IPCA+, um movimento comum em momentos de grande volatilidade nos preços dos títulos públicos. Além disso, um grande investidor institucional vendeu um bloco significativo das ações das empresas Allos e Azzas, antes das notícias políticas que motivaram as perdas do mercado.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa