O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, no dia 3 de janeiro, que militares americanos conduziram um “ataque de grande escala” na Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro, juntamente com sua esposa. SegundoTrump, a operação foi realizada com sucesso e incluiu o embarque aéreo de Maduro e de sua esposa para fora do país. A afirmação foi feita na plataforma Truth Social, utilizada pelo presidente norte-americano. O líder venezuelano foi preso e retirado do país por via aérea, de acordo com as declarações de Trump.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
A ação de Trump parece basear-se em declarações públicas que foram dadas na plataforma Truth Social, onde ele elogiou a operação como “brilhante” e afirmou que o seu planejamento e as tropas envolvidas foram excelentes. O presidente também afirmou que a operação contou com apoio da polícia federal dos EUA. No entanto, Trump não confirmou se buscou prévia autorização do Congresso dos Estados Unidos. O presidente afirma que pretende comentar mais sobre o assunto em uma coletiva marcada para as 13h (horário de Brasília). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram aeronaves sobrevoando Caracas durante a madrugada, enquanto explosões iluminam partes da capital venezuelana.
Não há informações oficiais sobre aonde Nicolás Maduro foi levado ou em qual base legal a captura está fundamentada. Contudo, a situação na Venezuela está se tornando cada vez mais delicada, com relatos de estruturas em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira tendo sido atingidas por aeronaves na madrugada. Pelo que foi verificado até agora, não há qualquer tipo de confirmação oficial sobre a prisão de Nicolás Maduro por parte de autoridades dos Estados Unidos ou outras agências de notícias de credibilidade.